O Melhor Esporte para uma Vida mais Longa? Tente Tênis

By Gretchen Reynolds

As pessoas que jogam tênis, badminton ou futebol tendem a viver mais do que as que pedalam, nadam ou correm.

Jogar tênis e outros esportes sociais pode acrescentar anos à sua vida, de acordo com um novo estudo epidemiológico de homens e mulheres dinamarqueses.

O estudo constatou que os adultos que relataram participar com freqüência de tênis ou outros esportes de raquete e em equipe viviam mais do que as pessoas que eram sedentárias. Mas eles também viveram mais do que as pessoas que participaram de atividades saudáveis, mas muitas vezes solitárias, como corridas, natação e ciclismo.

Os resultados levantam questões interessantes sobre o papel que as interações sociais podem desempenhar no aumento dos benefícios do exercício. Nesse ponto, ninguém duvida de que ser fisicamente ativo melhora nossa saúde e pode prolongar nossa longevidade. Múltiplos estudos epidemiológicos recentes apontaram ligações entre o exercício regular e vidas mais longas em homens e mulheres.

Para o novo estudo, que foi publicado esta semana na Mayo Clinic Proceedings, esses mesmos pesquisadores decidiram ampliar investigações focando uma variedade de esportes e suas associações com a vida e a morte prematura.

Para começar, eles recorreram ao mesmo recurso de dados que usaram para o estudo de corrida, o Copenhagen City Heart Study, uma tentativa ambiciosa e contínua de rastrear a vida e a saúde de milhares de homens e mulheres em Copenhague.

Todos os participantes do estudo concluíram exames de saúde e longos questionários sobre seus estilos de vida, e se com qual frequência participavam de oito esportes comuns na Dinamarca, incluindo ciclismo, natação, corrida, tênis, futebol e, de forma inesperada, do badminton.

Os pesquisadores se concentraram em 8.600 dos participantes que fizeram parte do estudo por cerca de 25 anos. Eles cruzaram registros com os dados nacional de mortes para ver se e quando faleciam alguma dessas pessoas. Em seguida, eles compararam atividades e expectativa de vida.

A descoberta mais óbvia foi que as pessoas que relataram quase nunca se exercitarem eram mais propensas do que os ativos a morrerem nas décadas seguintes. Porém, as associações entre atividades específicas e o tempo de vida foram mais surpreendentes.

O ciclismo foi a atividade mais popular entre os dinamarqueses no estudo, muitos dos quais relataram andar por quatro ou mais horas por semana. Sua pedalada foi associada a uma vida útil mais longa, adicionando 3,7 anos em média à vida dos pilotos, em comparação com os dinamarqueses sedentários. Da mesma forma, corrida foi associada com 3,2 anos extras de vida.

Mas estes ganhos foram notavelmente menores do que jogar tênis, que foi associado a 9,7 anos de vida, ou badminton, que foi associado 6,2 anos extras, ou o futebol que acrescentou quase 5 anos para a vida dos jogadores. Essas associações permaneceram inalteradas mesmo quando os pesquisadores controlaram a educação, o status socioeconômico e a idade das pessoas.

Por que e como alguns esportes podem adicionar mais anos à vida das pessoas do que outros é impossível saber neste tipo de estudo observacional, disse o Dr. James O’Keefe, co-autor do estudo e diretor de cardiologia preventiva no Mid America Heart Institute no Centro de Saúde de São Lucas, em Kansas City.

As diferentes exigências físicas de alguns esportes poderiam desempenhar papel, afirmou, embora pouco do exercício deste estudo tenha sido intensamente pesado, quando estavam pedalando ou arremessando peteca. “Aumentar seu ritmo cardíaco é importante para a saúde”. “Mas parece que a conexão com outras pessoas também o é”, disse.

A renda e outros a aspectos do estilo de vida das pessoas também são importantes, disse. Os pesquisadores tentaram explicar fatores socioeconômicos, mas ainda é possível, afirmou, que as pessoas que têm dinheiro e lazer suficientes para jogar tênis vivam mais porque têm dinheiro e lazer suficientes, não porque jogam tênis.

Ainda assim, ele suspeita que os aspectos sociais dos jogos de raquete e outros esportes coletivos são a principal razão pela qual eles parecem prolongar a vida. “Sabemos de outras pesquisas que o apoio social fornece mitigação do estresse”, disse.

“Então, estar com outras pessoas, brincar e interagir com elas, como acontece quando você participa de jogos que exigem parceiro ou uma equipe, provavelmente tem efeitos psicológicos e fisiológicos únicos”, afirmou, ampliando os benefícios do exercício. Essa possibilidade requer verificação, disse, especialmente em experimentos aleatórios comparando diretamente diferentes tipos de exercícios.

Mas, por enquanto, as pessoas que correm ou dirigem sozinhas podem considerar encontrar grupo ou parceiro com quem interagir, relatou. “Aumentar seu ritmo cardíaco é importante” para a saúde. “Mas parece que a conexão com outras pessoas também o é.”

Traduzido do Site: https://www.nytimes.com/2018/09/05/well/move/the-best-sport-for-a-longer-life-try-tennis.html

Dr. Lourenilson Souza

Dr. Lourenilson Souza

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas;
Especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo com Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica;
Mestre e Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

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